top of page

Resultados

A Unidade de Saúde Local de Matosinhos (ULSM) traçou um objetivo de redução de consumos energéticos (elétricos e gás) de 10%, assumindo 2011 como o ano de referência, como é definido no Despacho n.º 4860/2013.

De acordo com o Programa Eco.Ap, a ULSM pretende reduzir os seus consumos energéticos em 30% até 2020, com intuito de se tornar energeticamente mais eficiente.

Portanto, foi realizada uma análise profunda deste três anos passados, de forma a perceber-se as medidas realizadas nas instituições de saúde pertencentes à ULSM. 

Como se pode verificar na Figura 1, a ULSM atingiu o objetivo de redução de 10% como definido no Despacho n.º 4860/2013. 

 

 

Medidas Principais Implementadas:

  • Revisão e alteração dos horários dos AVAC's de todo Hospital.

  • Substituição de lâmpadas fluorescentes T8 36W por Eco-Tubos de potência inferior.

Análise dos Consumos Energéticos
Medidas sugeridas de melhoramento de eficiência energética

Este tópico apresentará os estudos sobre controlo da iluminação do Hospital Pedro Hispano com a colocação de sensores e detetores, tornando mais eficiente a iluminação do HPH.

 

 

Energia Elétrica

Figura 1- Consumos Elétricos na ULSM entre 2011 e 2013.

(kWh)

Gás Natural

Figura 2- Consumos de Gás Natural na ULSM entre 2011 e 2013.

Analisando a Figura 2, verifica-se que a ULSM não atingiu o objetivo de redução de 10% no consumo de gás natural como definido no Despacho n.º 4860/2013. 

 

Tabela 1- Caracterização da Uitilização do Escritório do Serviço de Instalações e Equipamentos.

Escritórios

De forma a representar a utilização da iluminação no escritório do Serviço de Instalações Equipamentos do Hospital Pedro Hispano, foi realizada a Tabela 1.

O Escritório possui uma janela e o seu controlo é realizado por interruptor manual, sendo dividido em dois circuitos: Trabalho e Corredor.

Na tabela 1 é apresentado uma estimativa da utilização de cada circuito, visto que o de corredor nem sempre é necessário.

São ainda apontados os cenários traçados para esta aplicação.

Cenário 1: Escritório sem sensor. Interruptor manual (Atual).

Cenário 2: Escritório com sensor de presença sem capacidade de regulação de fluxo luminoso (controlo igual para os dois circuitos).

Cenário 3.a: Escritório com um sensor de presença com controlo de luminosidade e capacidade de regulação de fluxo luminoso (controlo igual para os dois circuitos)

Cenário 3.b: Escritório com dois sensores de presença com controlo de luminosidade e capacidade de regulação de fluxo luminoso (controlo igual para os dois circuitos)

Cenário 4+5.a: Escritório com sensor de presença, integrado de detetor de luminosidade com capacidade de regulação de fluxo luminoso (através de dímer), controlando os circuitos de forma independente (Dia com elevada luminosidade natural).

Cenário 4+5.b: Escritório com sensor de presença, integrado de detetor de luminosidade com capacidade de regulação de fluxo luminoso (através de dímer), controlando os circuitos de forma independente (Dia com baixa luminosidade natural).

Tabela 2- Soluções apresentadas para cada cenário no escritório com substituição para lâmpadas LED.

Os resultados analisados para cada cenário com a colocação de sensores, revelaram um retorno de investimento muito elevado, portanto a tabela 2 apresenta o estudo económico substituindo as lâmpadas fluorescentes T8 36W por lâmpadas LED T8 20W.

Com esta substituição obtém-se os seguintes resultados:

Cantina

A Tabela 3 representa a utilização da iluminação no refeitório da cantina do HPH.

A cantina possui quatro janelas numa parede e o seu controlo é realizado pela Gestão Técnica Centralizada, sendo o seu horário das 7h às 20h30.

São ainda apontados os cenários traçados para esta aplicação.

Tabela 3- Caracterização da Uitilização de Iluminação da Cantina. 

Cenário 1: Definição do horário pela GTC (liga às 7h, desliga às 20h30).

Cenário 2: Instalação dois sensores de presença.

Cenário 3: Instalação de dois sensores de presença com detetor de luminosidade.

Cenário 4+5: Instalação de dois sensores de presença com detetor de luminosidade e capacidade de regulação de fluxo luminoso (dimmer).

Na dissertação foram referidas as soluções tecnológicas sugeridas para cada cenário, sendo que o estudo económico para cada um está representado na tabela 5.

Tabela 4- Soluções apresentadas para cada cenário na cantina.

bottom of page